Introdução ao pensamento banal

terça-feira, setembro 14, 2004

Taxas Moderadoras

Não concordo com a diferenciação das taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde baseado na declaração de rendimentos.
Não concordo que se page diferenciadamente por um serviço sem diferenciação.
Por outro lado esta medida em vez de fazer aumentar as receitas fará diminuir as despesa, uma vez que algumas pessoas que irião pagar mais poderão deslocar-se para a medicina privada, fazendo diminuir a despesa do Serviço Nacional de Saúde mas fazendo aumentar as despesas dessas pessoas.
Já que estou com a mão na massa, não concordo com a não exclusividade de médicos e enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde. A tentação de tentar levar clientes para o sitio onde se ganha mais é enorme.
Já agora, tenho a opinião que os médicos que exercem a sua actividade no sistema privado deveriam receber através do Serviço Nacional de Saúde, isto é, os médicos davam uma consulta ou faziam uma cirurgia, mas quem lhes pagaria nunca seria o paciente mas sim o Serviço Nacional de Saúde, que por sua vez receberia dos utentes.
Deste modo os médicos receberiam de acordo com aquilo que fazem mas seria mais dificil a não declaração de rendimentos, uma vez que, se não declarassem que deram uma consulta, não receberiam os respectivos onorários.

P.S. - Será que uma medicina preventiva não faria baixar os custos com a saúde? Por exemplo, se com medidas preventivas conseguirmos baixar o número de pessoas com: diabetes, problemas cardiacos e respiratórios, sida, etc., poderiamos poupar algum dinheiro.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial